Outubro – Mês Europeu da Cibersegurança 

Artigo escrito por Pedro Torres, CEO da Plan4Privacy

Sabia que desde 2012, a Europa escolheu o mês de outubro para comemorar o Mês Europeu de Cibersegurança

Possivelmente, pensará que este tema não lhe diz respeito, que é «coisa de informáticos», no entanto, fique a saber que esta comemoração pretende sensibilizar e educar todos os utilizadores digitais para esta questão. 

Esta iniciativa, organizada pela European Union Agency for Cybersecurity (ENISA), Agência da União Europeia para a Cibersegurança, define anualmente um tema, que será trabalhado, estudado e analisado pelos Estados-Membros da União Europeia (EU). Noutros tempos sem vírus, ocorreram variadíssimas iniciativas de Norte a Sul do país, adequadas a várias faixas etárias, escolaridades e profissões. 

Para 2020, o mote é Think Before U Click – Pense antes de clicar – e pretende alertar indivíduos e empresas para as possíveis ameaças e fraudes cibernéticas, e proporcionar ferramentas para a proteção dos dados pessoais. Estes são os grandes objetivos da campanha deste ano. 

A P4P não quer ficar fora desta iniciativa e por isso, ao longo das próximas semanas iremos partilhar algumas dicas de como navegar na internet de forma segura, evitando ciberataques. 

Faz as suas compras online? Gosta de ler as notícias em formato digital? Recorre ao seu email para receber toda a correspondência? A sua empresa tem presença online?  

Então, estas dicas são para si. 

A utilização adequada de passwords, a relação entre cibersegurança e privacidade são algumas das questões que iremos desmitificar para que esteja bem informado e acima de tudo protegido. 

Com estes artigos, também queremos que fique a saber onde poderá ter acesso a informação credível sobre cibersegurança, e a distinguir o que é importante do que é dispensável. 

Estes conhecimentos são imprescindíveis, principalmente numa altura, em que devido à pandemia a utilização do digital disparou substancialmente e por consequência natural, os crimes cibernéticos acompanharam essa subida.  

Não deixe que a falta de informação o leve a situações de risco. 

Acompanhe o nosso Blog e aproveite os recursos desta iniciativa europeia para se manter seguro online.