Facebook – Podemos confiar ou será que não? 

Chegamos assim ao quarto artigo dedicado em exclusivo ao Facebook . Durante este mês, dedicamo-nos a partilhar consigo algumas dicas e informações preciosas  para que possa usufruir da experiência de fazer parte da maior rede social mundial, com toda a segurança e consequentemente com toda a liberdade.

No primeiro artigo, apresentámos-lhe a opção « Atividade fora do Facebook » . Aqui ficam registados todos os seus movimentos e acessos a outros sites feitos através do Facebook, porém é possível limpar esses registos, e neste texto explicámos-lhe como o fazer, passo a passo.

No artigo seguinte, demos-lhe a conhecer, também passo a passo,  como pode editar o nome com o qual aparece no Facebook . Ficou a saber que não precisa de ter o seu nome completo na aplicação, podendo optar por uma alcunha, e que se por algum motivo o seu nome sofrer modificações, pode alterar sem problema. Não se esqueça é que estas alterações só podem ser realizadas de 2 em 2 meses.

De seguida, no terceiro artigo desta saga Facebook, tocámos num outro ponto muito importante na defesa da sua privacidade.  O histórico do Facebook

Todos nós realizamos inúmeras pesquisa nas redes sociais, sejam elas de bens, de serviços, de pessoas, de páginas, etc… E como acreditamos que o que faz no mundo digital só lhe diz respeito a si, neste artigo damos-lhe a conhecer todos os passos necessários para manter o seu histórico limpo e sem entradas .

Neste quarto artigo sobre o Facebook, vamos falar-lhe sobre outra questão muito polémica e que abalou aquela que é a maior rede social. 

Recentemente, ficou provado que cerca de 533 milhões de utilizadores viram os seus dados pessoais roubados devido a falhas na segurança do Facebook . Este número representa cerca de 20% da totalidade dos perfis registados .

Número de telemóvel, nome, localização, data de nascimento, conteúdo escrito na biografia, endereço eletrónico, são apenas alguns dos dados que podem ter sido copiados por piratas digitais, os chamados hackers.

Existem suspeitas que de entre as pessoas que viram os dados usurpados estão incluídos Marl Zuckerberg, fundador e atual CEO do Facebook, e de Chris Hughes e Dustin Moskovitz, que também estiveram por detrás da criação da rede social.

Se tem conta no Facebook, e quer validar se algum dos seus dados foi roubado, existe uma forma de o poder fazer.

Aceda ao site  HaveIBeenPwned.com , coloque o endereço eletrónico que utiliza para entrar na sua conta do Facebook. Ao submeter esta informação, o site indica se este endereço foi alvo de alguma violação de dados.

Este site tem a opção de o avisar se o seu enderenço eletrónico, voltar a estar registado numa situação idêntica a esta, de violação de dados, ao ativar a notificações.

Quer faça parte dos tais 533 milhões ou não, recorde-se que deverá alterar a sua password com regularidade e ativar a  verificação de dois passos ou autenticação multifator .

Não deixe que a sua presença no mundo digital se torne numa ameaça à sua privacidade, e condicione os seus movimentos dentro e fora da realidade virtual.

Com as dicas que lhe fomos facultando, poderá usufruir do lado bom deste tipo de aplicações, sem correr riscos desnecessários , e que futuramente lhe podem trazer problemas mais sérios.

Conte connosco e com o nosso  Blog  para estar sempre bem informado.